top of page
Foto do escritorDilasd

Como o Whatsapp pode ser um grande aliado para o e-commerce?


O Whatsapp é um verdadeiro sucesso de popularidade e a bilionária compra do aplicativo pelo Facebook, em 2014, parece ter sido um excelente negócio. Há cerca de dois anos, acompanhando o boom dos aplicativos de mensagem instantânea, diversas empresas começaram a investir no marketing por meio do Whatsapp.

De acordo com a primeira Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil, 18% dos empreendedores já usam o Whatsapp como um canal de relacionamento com seus clientes e, em função desse serviço de mensagens multiplataforma, enviam conteúdo de texto, imagem e vídeo.

Antes de enviar qualquer conteúdo, toda empresa precisa tomar cuidado com a emissão de mensagens de forma aleatória a seus destinatários. Uma das alternativas para produzir bons relacionamentos com clientes é aproveitar consultorias de plataformas em negócios de e-commerce.

Segundo o paulistano Rafael Bluvol, consultor de e-commerce, “É fundamental que, no momento de fazer o cadastro da pessoa, seja solicitada a opção de envio por Whatsapp. Dessa forma, a loja estará avisando o cliente quanto ao encaminhamento de promoções e lançamentos por meio do aplicativo”, explica.

O uso do Whatsapp também é válido para tirar dúvidas e receber sugestões e reclamações. O ideal é criar um número de telefone exclusivo e convidar os clientes a adicioná-lo. Outra iniciativa interessante para fidelizar o cliente é oferecer a opção de acompanhamento de status do pedido pelo app e, após a entrega, solicitar um retorno do cliente sobre o produto e o atendimento provido.

A fim de trazer benefícios para a loja online, o uso do Whatsapp deve seguir as boas práticas do e-commerce. Caso contrário, a mensagem será vista como spam pelo cliente, o que pode afetar a credibilidade da empresa.

FONTE: E- commerce Brasil

POR: Vinicius Pessin

2 visualizações0 comentário
bottom of page