Algumas pessoas acreditam que o simples domínio dos softwares de design gráfico garante a criação de uma logomarca. Mas será que apenas isso é suficiente para se criar um bom logo?
A logomarca (ou logotipo) é a assinatura de uma empresa, produto ou serviço. Vale lembrar aqui que sites, blogs e afins que se dedicam a disseminar informação são prestadores de serviço e se encaixam perfeitamente nos conceitos que vamos discutir a seguir. Cada vez mais muitos sites e blogs têm deixado de lado o amadorismo para serem tratados como negócio. E isso inclui a preocupação em se ter uma logomarca expressiva.
Uma logomarca é a tradução visual da personalidade da marca. Um bom logo comunica as qualidades mais importantes de uma empresa e estabelece imediatamente o reconhecimento da mesma pelo público. Em um mercado concorrido, a presença de uma logomarca bem feita faz a empresa ou o produto se destacar entre seus concorrentes, transmitindo profissionalismo e confiabilidade.
Se observarmos as grandes corporações, vamos ver que a marca é, muitas vezes, mais valiosa do que o próprio patrimônio da empresa. A marca Coca-Cola, por exemplo, em 2007, valia US$ 65.234 bilhões. Daí a importância de todo o cuidado quando se trata da criação de uma logomarca, já que é ela que vai representar visualmente a marca.
Por essa razão, antes de partir para o software, o profissional de design precisa realizar uma análise da marca definindo, juntamente com o cliente, quais atributos essa marca deverá transmitir e qual público irá atingir. A marca deve se comunicar na mesma linguagem do seu público.
E para realizar a tradução desses conceitos tão subjetivos em algo visualmente concreto e facilmente entendido, tudo é cuidadosamente pensado. A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone: cada detalhe tem um significado implícito. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético do designer, já que o resultado esperado de tudo isso é uma logomarca bonita e atraente.
Obviamente que o domínio técnico dos softwares também faz parte desse processo, mas fica claro que não garante a criação, já que o trabalho de um designer ou de um publicitário vai muito além disso.
Fonte:Leia Publicidade
por: P.H. Lopes